Sunday, November 11, 2007
Sim...Sim...Oh SIIIIIIIIMMMMMM!!!!
EMIR KUSTURICA & THE NO SMOKING ORCHESTRA
Emir Kusturica regressa a Portugal com a frenética No Smoking Orchestra para dois concertos únicos inseridos na Tournée de 2008, dia 25 de Janeiro no Coliseu do Porto, e dia 26 de Janeiro no Coliseu de Lisboa. Na bagagem o novo álbum “Time of the Gypsies”, sem esquecer temas como “Unza Unza Time!”, “Bubamara” e “Pitbull Terrier” entre outros que certamente vão fazer explodir o coliseu numa noite inesquecível!!!
Belgrado, 1980, o movimento punk e new wave surge como alternativa à música rock. A democratização do som levou ao aparecimento de novas bandas, decalques quase perfeitos dos seus ídolos ocidentais.
A No Smoking Orchestra em conjunto com outras bandas de Sarajevo desenvolveu um movimento de resposta apelidado new primitives.
Fundada por Dr. Nelle Karajlic, vocalista e mentor da banda, as letras irónicas satirizavam o poder político, obtendo um sucesso considerável com os dos primeiros álbuns, decorriam os anos de 1984 e 1985.
Resultado de um mal entendido durante uma actuação, a banda sentiu o peso da censura, levando à saída de alguns elementos.
Em 1986, Emir Kusturica, ex-punk rock e premiado realizador de cinema, decide integrar a banda No Smoking Orchestra, colmatando a saída do baixista.
Durante a rodagem do filme “Gato Preto, Gato Branco”, Kusturica desafiou Karajlic e Sparavalo a comporem a banda sonora. O sucesso alcançado com o filme abriu caminho há participação noutras bandas sonoras de Kusturica.
A linguagem dos seus filmes, a composição, os artistas, a anti-estética, e a carga emocional, são elementos similares que traduzem na perfeição as canções da banda.
Em 1998, o realizador troca o baixo eléctrico pela guitarra eléctrica e dá nome à banda, passando a chamar-se “Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra”.
Com a gravação do álbum “Unza Unza Time”, em Abril de 2000, a banda parte para digressão pela Europa, conquistando as assistências com a sua presença em palco, levando à participação do público nos espectáculos, criando uma mistura explosiva.
Em 2004, Emir Kusturica realiza o filme “A vida é um milagre”, com música escrita pelo realizador e por Sparavalo, e interpretada pela No Smoking Orchestra, lançando o álbum da banda sonora.
Em Janeiro de 2008, Emir Kusturica and The No Smoking Orchestra apresentam em Portugal o seu recente trabalho “Time of the Gypsies”, editado a 15 de Junho de 2007, dá nome ao espectáculo denominado Opera Punk, com representação em Paris, dirigido por Emir Kusturica.
O álbum é composto por catorze temas originais, que compõem a banda sonora do espectáculo.
Deambulando por diferentes estilos, misturando diversas influências musicais, ideias e instrumentos, o caminho seguido pela banda trouxe frescura e originalidade à sua música, uma mistura irresistível!!!
Um concerto único que não pode perder!!!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment